sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FESTIVAL DE TEATRO DO ESTUDANTE


A Secretaria de Cultura está convidando escolas públicas e privadas a preparar produções artísticas para o Festival de Teatro do Estudante, programado para acontecer de 22 a 29 de setembro. Equipes da secretaria estão se reunindo desde o início do ano com representantes de escolas de Maringá para fazer o convite, com o objetivo de aumentar o número de produções participantes no festival deste ano.

As montagens devem ter duração máxima de 60 minutos e as escolas podem inscrever um espetáculo por categoria até o dia 15 de setembro. Para se inscrever basta encaminhar a ficha de inscrição preenchida e a gravação integral do espetáculo em DVD pelos Correios ou pessoalmente na Secretaria de Cultura. Os espetáculos serão selecionados pela Comissão Organizadora e o critério de seleção é a qualidade artística e técnica.

Segundo a secretária de Cultura, Flor Duarte, as escolas estão sendo convidadas a se organizar para preparar as produções e ter tempo de ensaiar os alunos para o festival. “Ainda temos tempo, mas esperamos que mais escolas participem este ano e contribuam com a formação artística dos alunos, oferecendo grandes espetáculos para o público com a promoção da cultura”, destacou.

A última edição do festival contou com a apresentação de 10 espetáculos de escolas municipais, estaduais e particulares. Os vencedores receberam o Troféu Ipê, criado pelo artista plástico Paolo Ridolfi, e todos os selecionados receberam certificado de participação. Foram premiados os escolhidos nos quesitos melhor espetáculo, diretor, ator, atriz, escolha do público, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, texto, figurino, cenário, iluminação e trilha sonora, nas categorias de 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano, Ensino Médio e Categoria Livre.


O evento de caráter competitivo é aberto a estudantes de escolas públicas e particulares de Maringá, divididos em quatro categorias: 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano, Ensino Médio e Categoria Livre. As montagens podem ser em qualquer gênero (comédia, drama, pantomima, farsa, tragédia, bonecos, etc), com textos clássicos ou autorais.

Estarão disponíveis para o festival o Teatro Barracão e a Casa de Cultura Alcídio Regini. Cada um destes espaços poderá receber vários espetáculos por dia, nos períodos da manhã, tarde e noite, a critério da Comissão Organizadora. Para a realização do evento será contratada uma equipe de apoio formada por profissionais da cultura, visando a garantir a boa execução do festival.

Serão premiados 12 quesitos em cada categoria: espetáculo, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, autor/texto, música, diretor, iluminação, cenário, figurino e prêmio especial do público. Os prêmios serão anunciados e entregues na noite do domingo dia 30 de setembro, no Teatro Calil Haddad. Os ganhadores receberão o troféu IPÊ criado pelo artista plástico Paolo Ridolfi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário