terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FAZENDA ÁGUA AZUL



Um lugar dos sonhos
*


Há mais de dez anos venho aqui... Sou apaixonada por tudo: as árvores de espécie variada, as plantas (aqui tem umas parecidas com aquelas ornamentais de vasos e jardins porém com uma característica fascinante - elas são enormes, gigantes eu diria!). Também amo os caminhos, as trilhas...  trechos de terra vermelha, outros de terra misturada com areia, outros de mato mesmo, íngremes e entrecortados por riachos. Os pássaros são o máximo! Pela manhã fazem um festival de sons e cores... em dias de chuva anunciam sua chegada! Ao cair da noite se agitam numa profusão de  gorgeios inigualável.
Adoro os cavalos, os animais... Ontem vi uma família de quatis, todos correndo com o rabinho em pé! E a comida? A Dirce Mãos Mágicas faz maravilhas na cozinha, junto com sua equipe! Destaque: (claro, dentro de minha preferência) para o empadão de frango, que nunca  comi outro igual! As empadinhas de carne moída que derretem na boca, mais parecidas com enfeites dentro das forminhas de papel do que empadas de verdade! E o iogurte!!!! Ahhh!! Definitivamente meu ponto fraco! Iogurte natural, espesso e cremoso! Já tenho as misturas certas: coloco num potinho com uvas passas, aveia, linhaça e cereais e depois, o gran finale (tchan tchan TCHAN !!) misturo colheres de mel, claro, colhido  na fazenda!
As modas de viola também são um capítulo à parte! Com a animação do Eugênio na viola, na cantoria e  no comando da roda dos contadores de piadas! A do Gênio da Lâmpada e do Homem que queria entender as mulheres é campeã! E tudo isso num cenário convidativo: ao pé da fogueira, com a Sara e o Alemão soltando balão galinha!
E o Alemão com os cavalos?! Ah!! O Saiti (apelidei ele de Cibernético) deveria ganhar outro nome: Preguiça. Gosta de andar quase parando... sabe aquele andar xôxo, de quem está pedindo arrêgo?
Bem, a Dona Elissena... lady incomparável! Fina e requintada  em meio a tanta fauna e flora! Me inspiro nela quando venho de um dia longas de caminhadas e de brincadeiras de horas infindáveis na piscina aquecida que tem uma água que faz a gente sair dela só depois de virar   uva passa! Daí eu a vejo toda sóbria, com seu coque sueco A La Elissena, seus brincos de pérola e seu semblante impecável de matriaca saída de um livro de época...Toda arrumada... Daí, tomo coragem de me arrumar após o banho e domo os cabelos e passo um batom, um perfume... só pra não perder o jeito.
Bem, entre as dissertações de biologia do Eugênio feitas na mata, da viagem ao passado no Museu com a dona Elissena, do molho indiano de manga da Dirce, dos jogos de ludo, de tudo mesmo, sabe o que eu mais gosto? Além de dormir, é claro!? Ou talvez não seja essa a colocação, mas sim do que eu tenho mais saudade? Incrível! Mas meu subconsciente sempre me lembra é dos caminhos... Sim, das trilhas e estradas da Fazenda Água Azul!
Gosto de fazer longas caminhadas, meditando, falando comigo e com Deus! E aqui gosto muito mais! Caminho, apenas com o Criador do Universo, ouvindo meus passos no chão e de centenas de bichos que nem conheço... O sol  causticante,  o barulho do vento... a voz do silêncio.
Sonho com vários caminhos...  Aqueles que nos trazem pra fazenda, outros por onde passam muitas pessoas, gente que vai, que vem e que já foi desse mundo, que não volta mais! Gente, que está longe, em outro continente, gente... gente da gente!
Tantas estradas, atalhos, histórias pra contar! Sei apenas que quando ando pela fazenda, nunca estou só! E enquanto meus pés tocam o chão, entro em total sintonia com o Criador dessa sinfonia que é a Vida...
Agora, malas no carro, me preparo pra ir embora... Mas logo, tão logo eu me permita outros dias para recarregar minhas energias, pegarei o caminho de volta e regressarei, pra esse lugar que aprendi a respeitar e amar!



*Rose Leonel

 Fazenda Água Azul
10 de janeiro de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário