quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROTESTO NA REDE


A internet tem sido utilizada como uma incrível ferramenta para acesso a informação de forma livre, de liberdade de expressão e um eficiente canal para protestos. Vem crescendo e tomando cada vez mais espaço o das mídias tradicionais como TV, jornal e revista, sendo para muitas pessoas o principal meio de informação, e considerada uma mídia de massa, que como tal, é capaz de influenciar o comportamento e a opinião das pessoas. Um domínio sobre o que acontece na internet pode ser um controle sobre nossa opiniões e nossas vidas, tirando nossa liberdade de ver o que quisermos na web.
O governo dos Estados Unidos está dando um grande passo nesse sentido, com 2 projetos contra a pirataria, embenefício da indústria do entretenimento americana (à princípio), que dão poderes de censura sobre a internet no país. As vantagens são nobres, mas, a situação vai além do aceitável. Por exemplo, sites como o You tube poderiam ser fechados se as pessoas postassem vídeos com conteúdo autoral não autorizados, e estas pessoas poderiam ser presas, se, por exemplo, usassem uma música de fundo de uma banda americana famosa.
Não surpreende isso acontecer, pois a comunicação foi alvo de controle do governo e grandes grupos empresarias, e já acho que teremos um cidadão Kane da era digital. Não será surpresa também, a maior parte do globo seguir pelo mesmo caminho, se a receita der certo aos favorecidos (governo e beneficiários). Por isso, esses projetos não podem continuar, pelo menos do jeito que estão.


Vídeo explicativo

O Wikipedia, assim como muitos outros sites grandes e importantes irão fazer um “blackout” amanhã, suspendendo suas atividades normais por uma mensagem para divulgar a situação e dar força a um movimento contra as atitudes americanas. Se estes links forem divulgados, o movimento contra estes esforços americanos ganhará força.

Inclusive o http://uwall.tv/ que sou o maior fã e vivo recomendando, que é um site onde você pode ouvir clips do youtube em playlists, já parou em prol da causa (e da própria sobrevivência, imagino).

Segue link do Wikipedia com os detalhes (em inglês)

Segue um link de um blog (em português)

A mensagem destes links é interessante e muito importante. Ajudem.

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário