quarta-feira, 21 de julho de 2010

LUTO

Faleceu na madrugada de hoje, 21, por volta das 3h30 da manhã, o bispo emérito de Apucarana (PR), dom Domingos Gabriel Wisniewski, de 82 anos.Dom Domingos estava internado há 2 meses, após ter sido submetido a duas operações para tratar de diverticulite (inflamação dos divertículos presentes no intestino grosso). Após uma melhora, dom Domingos sofreu, nesta madrugada, uma parada cardíaca fulminante, culminando na morte do bispo emérito.O velório está sendo feito na Catedral de Apucarana, e seu sepultamento está marcado para essa quinta-feira, às 10h, em uma cripta da Catedral.
Dom Domingos Gabriel Wisniewski nasceu em 02/03/1928, na cidade gaúcha de Guarani das Missões. Foi ordenado padre, em Paris, França, em 1955, e nomeado bispo auxiliar em 1975, em Curitiba (PR), depois foi bispo de Cornélio Procópio (PR), até 1983, e de 83 a 2005, foi bispo de Apucarana. Dom Domingos foi bispo responsável pela Comissão Justiça e Paz no Paraná, bispo responsável pelo Ensino Religioso, Pastoral da Educação e Diaconato Permanente no Regional Sul 2 da CNBB (Paraná).O seu lema episcopal foi: “Tudo para Todos”. “Ele foi um bispo muito importante para a Diocese de Apucarana, muito simples e amigo. Foi Dom Domingos quem teve o pastoreio mais longo aqui”, comenta o monsenhor Roberto Carrara, que conheceu Dom Domingos em 1983, quando o religioso assumiu os trabalhos em Apucarana. “Com certeza, ele foi uma pessoa muito amada na diocese”, define.
CIRURGIAS - Dom Domingos foi submetido a uma cirurgia de hérnia no início do mês de maio. Foi quando os médicos constataram a diverticulite.
Uma semana após a primeira cirurgia, o bispo emérito de Apucarana foi submetido a segunda cirurgia com médico Antônio Amarante, para remover a parte afetada do intestino grosso, mas a saúde de Dom Domingos ficou fragilizada.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário