sábado, 17 de julho de 2010

UM NOVO TEMPO?

UMA NOVA ATEMPORALIDADE
UMA AMEAÇA AOS VALORES ESSENCIAIS

O tempo hoje não é mais aquele que conhecíamos como mera medida cronológica temporal. Hoje vivemos no amanhã. Estamos ligados em 2014. A Copa do Mundo sediada no Brasil já é o assunto dos mais antenados no futuro. Nas capitais do país o assunto é a Copa, em São Paulo, impossível fugir do assunto... A maioria das conversas de café, nos corredores de trabalho, na hora de fazer um break, é quase inevitável esbarrar em 2014.
As mídias já estão anunciando o evento. Grandes empresas só falam nisso. As campanhas de marketing já deram passos largos para os próximos 4 anos.
E assim, já estamos nos perguntando e planejando nessa perspectiva futurista, quem serão os jovens dessa época, os profissionais que estarão diretamente ligados ao evento, os nichos comerciais que estarão faturando alto e quem vai ganhar mais com a Copa do Mundo em 2014 no Brasil.
Obviamente todos nós brasileiros ganharemos com isso. A injeção de capital e o aumento da circulação de dinheiro é uma fatalidade. Porém, o mais interessante nesse contexto, é percebermos o quanto nós temos vivido em um mundo em mutação. E essa transformação se movimenta à velocidade da luz.
O mundo mudou. E muda em segundos. E muda muito a cada instante. A vida acaba ganhando um tom de pós-modernismo, onde tudo é rápido, volúvel e instável .
As pessoas mudaram. E o tempo mudou também. A Bíblia diz que viveríamos um processo de “abreviação dos dias”. O hoje, o ontem e o amanhã também não têm mais a conotação que tinham. Atualmente assumiram outro conceito. Na era cibernética, vivemos uma realidade impregnada de sentido atemporal.
Nesse contexto, nos protegemos em carapaças. Estamos cada vez mais individualistas como fruto dessa modernidade. Mas essa velocidade perigosa ameaça nossa essência. Não podemos nos esquecer do essencial, do que realmente importa: somos seres humanos dotados de um espírito.
Os sentimentos mais preciosos precisam ser cultivados hoje e sempre. E como diz o apóstolo Paulo, não podemos nos perder de nós mesmos. Precisamos a todo custo resgatar e conservar valores: “Agora pois permaneçam a fé, a esperança e o amor. E o maior desses é o amor”.
I Coríntios 13-13

*Rose Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário