sábado, 14 de agosto de 2010

RECOMEÇO



RECOMEÇO

Procurei palavras para abrir meu site...
Pensei em palavras-chaves que pudessem definir meu trabalho. E percebi que elas estão muito ligadas a história dos últimos 4 anos de minha vida.
Daí, comecei a perceber que elas me remetem a dor, sofrimento e lembranças ruins, coisas que nem gosto de lembrar.
De repente, vi que minha vida não pode se resumir à esses 4 anos derradeiros e fatídicos de minha biografia.
Não! As palavras-chaves que me busquei para que meu site fosse encontrado na Internet me fizeram ver que ainda estou muito ligada ao luto.
Assim, caí em mim! Eu não tenho 4 anos de idade. Tenho 40 anos!
Entendi que os catastróficos últimos dias que se passaram não podem e não vão definir minha vida!
E os 36 anos que vivi antes da calamidade que me atingiu? Foram reduzidos a nada? Esses últimos 4 anos tiraram o brilho de tudo o que fiz antes? Não!
Não e não!!!!
Estou viva!
Sou maringaense, nasci e me criei aqui. Fiz Magistério, Letras, Inglês e Jornalismo e pós-graduação em Educação e Comunicação!
Aqui me casei duas vezes. Fiquei viúva. Criei, sozinha, dois lindos filhos: um casal – orgulho e razão da minha vida. Me formei e atuei em jornalismo – minha paixão. Estudei nas escolas públicas mais pobres de Maringá.
Conheço bem essa cidade onde me criei e que vi crescer – aliás, cresci com ela. Conheço o cheiro das praças e sei onde encontrar os mais deliciosos aromas, as fragrâncias mais inusitadas... Sei onde encontrar figueiras, onde florescem jasmins e onde as damas-da-noite exalam seu perfume incomparável nas noites quentes de verão! Conheço o cheiro das ruas. Sei de peculiaridades como os macaquinhos que fazem malabarismos no Bosque... O som dos pedais dos “pedalinhos” batendo na água do lago “Parque Ingá”. Riquezas do Horto Florestal, já meio abandonado. As cores profusas dos ipês exuberantes. Os inumeráveis degraus da Catedral, sua altura bravia e o ossário que resguarda em seu seio sacramental.
Conheço os bairros pobres e os mais ricos – incongruências da nossa sociedade desigual. Mas conheço o sorriso da gente simples e hospitaleira e a beleza de um povo saudável e miscigenado.
Escrevi poesias... Escrevo desde os 15 anos. Agora, que dei à luz dois filhos, plantei algumas árvores, casei, descasei, enviuvei, pretendo publicar meu livro.
Assim, vejam - vivi muito e ainda tenho muito pra viver! Deixo o luto para trás.
Depois de uma longa pausa, depois de uma noite sombria, sei que posso abrir os olhos e deixar a luz do sol entrar! Meus olhos vão arder um pouco, mas sei que logo se acostumarão com a claridade e em breve voltarei a viver!
E esse recomeço é logo, é pra já! É agora! Não tenho tempo a perder!
A vida me espera! E está apenas no começo! Tenho uma vida inteira pela frente! Minha vida recomeça agora!

*Rose Leonel
Rose Leonel é mãe de dois filhos, viúva, nascida em Maringá. Professora formada em Magistério, graduada em Língua Portuguesa com habilitação em Língua Inglesa jornalista, pós-graduada em Educação e Comunicação. Apresenta e produz o programa Bom D+ na RTV - canal 10 e TV Cidade- SMTV na região noroeste do Paraná.






Um comentário:

  1. Como mulher, advogada, gente e cristã, gostaria de manifestar meu apoio ao seu novo recomeço. Moro no Rio de Janeiro e, como tenho família e amigos em Maringá, infelizmente acompanhei estarrecida, o início de uma história horrível mas que teve o seu fim. Pena que, como na internet, esses quatro anos não possam sem apagados como um arquivo deletado para a lixeira de um computador. Que bom que sua fé não foi abalada e que, mesmo com as mazelas do Judiciário, você confiou na Justiça. A Justiça dos homens foi feita; a de Deus também se fará! Cabeça erguida! És uma mulher de fibra, inteligente e merece toda felicidade do mundo. Que Deus lhe proteja e guarde hoje e sempre! FELIZ RECOMEÇO!

    Cordialmente,

    Janaína Rosa Guimarães

    ResponderExcluir