terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CREA CONTRA A DENGUE

Preocupado com o risco da proliferação do mosquito da dengue, em especial, em locais de obras, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências do Paraná (CREA-PR) tem participado de ações de mobilização contra a dengue. O objetivo do CREA-PR é orientar os profissionais que atuam em obras de construção civil sobre a importância da verificação dos possíveis criadouros, principalmente, no que diz respeito aos resíduos da construção civil mal dispostos.


Em Maringá, o CREA já encaminhou um ofício para o Comitê Municipal de Combate a Dengue indicando um inspetor da regional Maringá, para atuar junto ao comitê. Este engenheiro passará a participar das ações a partir da próxima reunião.

Em Cianorte há a Lei Municipal 2.992/2007, que prevê multa para casos de foco de mosquito da dengue em construções e terrenos vazios. Para resolver o problema, profissionais da área desenvolveram uma placa de identificação, que apresenta o dia em que a obra passou por limpeza. “A limpeza deve ser feita, no máximo, no prazo de 15 dias. Isso não significa que o local deixará de receber a vigilância, mas mostra que a construtora ou o dono obra está ciente das complicações que terá caso não cumpra a lei”, justifica o inspetor chefe do CREA de Cianorte, Luiz Fabiano Calderone.

Em Apucarana, por exemplo, a regional do CREA deverá integrar, nos próximos dias, o Comitê Municipal de Combate a Dengue. De acordo com o diretor da Vigilância de Saúde, Flávio Ricardo Boiça, com a ajuda do CREA, o objetivo é ter um meio de acesso a obras que estão paradas. “Muitas vezes obras que não têm continuidade ou estão temporariamente paradas possuem vários criadouros do mosquito: um balde que acumula água da chuva, piscina aberta e outros locais propícios para o mosquito. Com a intervenção do CREA acreditamos encontrar uma solução para esse problema”, explica.



Jornalistas responsáveis: Giovana Campanha e Verônica Mariano (44) 3031-7676



Assessoria de Comunicação CREA/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário