terça-feira, 26 de abril de 2011

DE OLHOS BEM ABERTOS



 O dilema da mulher de hoje...


Depois de um currículo de amores com prazo de validade vencidos, fica mais difícil apaixonar-se. Amar, então, quase impossível!
No começo de nossa vida, ainda somos ingênuas o bastante para acreditarmos no amor - nos apaixonamos. Tudo é novo, gostoso, surpreendente até...
Mas depois, você começa saber como são formados os enredos, como as histórias se desenrolam, em que momentos se dá o clímax e quando se pode esperar pelo desfecho. Desfecho esse, quase inevitável!
As pessoas mudam.  O início perfeito logo se transforma e dá lugar a monotonia da rotina que desgasta qualquer relacionamento. Daí você entra em crise e fica tentando descobrir como é que você foi parar nessa fria!
 Os defeitos que antes nem existiam acabam se tornando grande demais para passarem desapercebidos – chega uma hora que não cabe na garganta, não dá pra engolir- vomitamos!
Daí a coisa pega! Acaba tudo! E lá estamos nós chorando por uma história que começou tão cheia de sonhos. Nessa época ainda somos idealistas, por isso, nos decepcionamos.
E entramos, depois de um certo tempo de muitas lágrimas e comiseração, no mercado, de novo! Voltamos à ativa! Não sem expectativas! Ainda somos até românticas. Embora mais sagazes. Mas ainda somos mulheres- conservamos (umas em grau maior e outras em grau menor) ainda a alma que procura sua soul sister! E começamos tudo de novo!!! Aquela mesma lenga-lenga!  No começo tudo, ou quase tudo é lindo! E passamos por cima de tantas coisas, até de nós mesmas, porque ainda acreditamos no amor. E engolimos tantos sapos!  Até que você descobre, definitivamente  que não existem príncipes e que se você não sair dessa a tempo, o sapo vai te engolir!
Ah! Que tristeza! Lá estamos nós de novo! Decepcionadas, frustradas e ainda procurando justificativas para o injustificável. Procurando quais os nossos defeitos  que motivaram a traição, o desamor... será que não somos boas o bastante? Onde erramos? E a autocomiseração volta de mala e cuia pro nosso tão judiado coração! Ai, mamãe!!!!!!
Depois de alguns anos, isso vai mudando. Não temos mais como não saber o final da novela! Os roteiros são sempre previsíveis – só mudam os personagens. E já conseguimos um pouco mais de auto-estima. Também, depois de cair tantas vezes nas armadilhas do coração!!! Já era hora de aprendermos alguma coisa!
Aprender que não existem príncipes que vêm nos salvar, que somos nós mesmas que temos que nos amar e nos salvar dessa dependência amorosa que nos sufoca. E temos ainda, que administrar a realidade que vislumbramos hoje que não permite que nos iludamos mais – a ilusão acabou! Estamos de olhos bem abertos.   Porém, precisamos cuidar para não nos privar de viver relacionamentos que podem dar certo.  Não podemos ser tão céticas nem tão negativistas. Afinal de contas, quem sabe o amor  existe?



*Rose Leonel

Um comentário:

  1. Oi Rose, tudo bem? achei muito interessante seu texto sobre o amor é um dos assuntos que eu particularmente adoro, pois ele é bem estranho.
    Bom gostaria de deixar meu comentário a respeito, e sinceramente acredito e muito e não só acredito como acho que é a verdadeira força que existe dentro de nós e só cabe a nós perceber o quanto ele é importante não só para si, mais para o mundo, ele é a única coisa que pode salvar a todos das frustrações que existe dentro de nós mesmo, e que próprio mundo nos traça.
    O amor é como a vida cheio de escolhas, ele é tão interessante quanto a arte, sempre acreditei que arte é a representação do estado em que o ser humano vive e assim ele representa a traves da escrita ou de qualquer forma, e o verdadeiro artista representa isso em sua obra de forma verdadeira, com emoção e racionalidade para desenvolver, isso é lindo. Agora comento as controversas, a própria filosofia desenvolve métodos racionais para chegarmos na melhor conclusão dos fatos de forma logica e passar perto da melhor solução e a melhor escolha. Bom o que quero dizer simplesmente é que tudo nesse mundo foi se transformando de forma racional e divergindo das emoções do ser humano que vive uma verdadeira ditadura eterna do sistema, prega um monte de coisas que as pessoas tem que fazer para serem aceitas, e engraçado e que elas nem ao menos si aceitam, bom infelizmente isso é o que nós consomem e tudo se torna generalizado pois todos tem que, serem iguais, pois suas escolhas são iguais isso mata a nós mesmo, agora se uma pessoa não acredita no que que ela realmente é como vai acreditar que um sentimento lindo exista mesmo, ele é como arte esta em nós não é só emoção e não é só racionalidade ele é um conjunto de coisa que faz parte de nós mesmos. Então hoje, sempre, cabe a cada um decidir se vai acreditar ou não,em vez de ficar generalizando e duvidando de quem acredita.Eu acredito, ele é a dose certa pra se manter feliz, ele e como a arte()..

    Oi rose, só fiz um curto comentário e sinceramente adoro você, você é uma mulher fascinante, humilde e tem um carisma maravilhoso e sem sombra de duvida é uma pessoa especial. Um grande beijo você me conhece mais não vou deixar meu nome mais se ver você falo depois..beijossss....!!!

    ResponderExcluir