quarta-feira, 15 de junho de 2011

CURSO PARA LIDAR COM ANIMAIS

Trabalhadores rurais aprendem a conquistar o cavalo ao invés de impor disciplina pela violência. Este é o método utilizado durante a Doma Racional, curso promovido pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), em parceria com o Sindicato Rural de Maringá e Sistema Senar/Faep. As aulas iniciaram no último dia 07 e segue até o dia 17 de junho (sexta-feira), nas instalações da SRM.


A técnica se diferencia da tradicional porque o cavalo é conquistado e não dominado pela força do homem. O tempo todo o animal é tratado com carinho, sendo recompensado por suas ações. “O equino é treinado de forma que o domador respeite os limites do animal e tenha êxito mais rápido. A doma racional faz com que o homem deixe de ser o predador. Há todo um processo que utilizamos para aproximar o cavalo do domador. Oferecemos confiança para domar”, explica o instrutor Jaime Bardi.

O produtor, Orécio Pelisson, participa do curso pela segunda vez e diz tirar um grande aproveitamento das aulas. “No primeiro que participei não treinei com meu animal. Mas neste trouxe o meu cavalo, assim posso dar continuidade nos ensinamentos. A doma racional faz com que tenhamos bons resultados. Brincamos que a doma racional é como um namoro. É preciso bastante contato”.

O trabalhador rural, Afonso Rafael Carrasco, também veio em busca de qualificação. “A intenção é sempre melhorar. Participar do curso amplia o que já sei e ainda me oportuniza ir além. É fazer a doma qualificada e como resultado ter um cavalo bom de rédeas”, conta.

Dentro do conteúdo programático os alunos têm aulas sobre as características do cavalo, as vantagens da doma racional, como deve ser o primeiro contato físico, as condições e restrições, as doenças do animal e até a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA).







Assessoria SRM (44) 3261-1735

Nenhum comentário:

Postar um comentário