quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AS CARAS DA VIOLÊNCIA!

O ROSTO DA VIOLÊNCIA

Uma mulher deu entrevista à alguns meses para o mundo todo. Não me lembro do nome...nem de onde era. Nem do “rosto”! Ela praticamente não o tinha... Era algo meio medonho! Mas me lembro dela ter o rosto esmigalhado pelo ex... Estava dando uma entrevista depois de dezenas de cirurgias que lhe devolveram a face e parte de alguma sensibilidade ... Aquela mulher é a personificação do que pode acontecer a uma mulher que escolhe errado seu companheiro e sem saber, dorme com o inimigo! Veja, os bons que me perdoem! Mas eu não poderia perder a deixa!
A Connie Culp teve o rosto esmigalhado! Seu companheiro destruiu seu rosto, quis destruir sua identidade! Até quando vamos aceitar que esses animais sejam donos da razão e tenham essa coragem? A violência contra a mulher tem muitas caras e formas de ser... Pode ser sutil ou escancarada! Como uma coerção psicológica ou o cúmulo da destruição da identidade, psicológica, virtual ou física. A violência que Connie Culp sofreu foi concretamente física... Simbólica - destruição de sua identidade! Sabe, não sei o que é pior, se é a destruição física ou a moral... veja (não seja simplório) - todas elas levam a destruição psicológica! Ás vezes, tenho certeza que é a que ela sofreu é pior que a que eu sofri, que a minha não é maior... Ela teve o rosto destruído e nem consegue sentir o gosto dos alimentos. Perdeu o paladar e o olfato! Mas nem quero falar do que eu perdi! Minhas perdas por amar o homem errado foram catastróficas! Talvez sejam iguais, com impactos iguais, proporções diferentes. Mas, hoje, depois de quase 4 anos, ainda me vejo numa luta ferrenha por justiça, pra reconstruir minha vida, por refazer minha estima pessoal e pra acreditar no ser humano e na vida! Em Deus jamais deixei de acreditar! Claro! E é isso que me sustenta e que me faz não perder a fé! Perdi tudo, quase tudo, mas não perdi a fé!
A destruição da identidade é algo que muitos homens querem impingir às mulheres. Muitas vezes essa destruição pode ocorrer de formas diferentes, mas com rombos irreparáveis! Não se engane! Ninguém pode medir a dor de uma mulher exposta à violência praticada pelo seu companheiro. Além das conseqüências públicas, as conseqüências para o seu íntimo são inenarráveis, sem precedentes!
MAS TENHAMOS FÉ! Vamos dizer não á violência contra a mulher! Lembre-se: você pode achar que essa causa não lhe pertence pois você é homem! Mas todo homem é nascido de uma MULHER! A causa também é sua! É nossa! A luta contra a violência à mulher pertence a todos os seres humanos que lutam por uma vida justa e digna! Pertence a todos que sabem do valor do ser humano, trazido ao mundo, de forma divina, por uma mulher!


*Rose Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário