quinta-feira, 8 de abril de 2010

BUROCRACIA DA SALVAÇÃO

“Quem crer e for batizado será salvo”.
Marcos 16-16




Complicar as coisas é uma capacidade inerente que temos, como autênticos seres humanos que somos. E nossa habilidade em problematizar as coisas vem sempre acompanhada, claro, de uma boa justificativa. Afinal de contas, temos que apresentar nossas razões!
Razões à parte, dificultar e burocratizar os processos dentro da Igreja é um dom que desfrutamos, enquanto cristãos. Porque felizmente ou infelizmente, somos homens cheios de falhas, cheios de erros, cheios de humanidade! Humanidade no sentido antropológico da palavra.
Assim, se pudermos dificultar o acesso das pessoas ao seio da igreja, pensamos que é o melhor a fazer, afinal de contas, gente demais no rol de membros só incha o banco de dados e faz com que faltem bancos no templo! É preciso então ser mais criterioso na escolha dos novos “irmãos”, e é preciso também tornar mais rigoroso o processo.
“Hoje em dia está muito fácil fazer parte das igrejas. Temos que moralizar o ingresso a elas! Estão pensando que é festa?? Vamos selecionar mais os novos irmãos na fé! Vamos pôr ordem nessa história! Onde já se viu As pessoas precisam saber que não é essa facilidade toda não! Não é fácil assim ser cristão não! E as dificuldades vão começar aqui e agora!” Esse é o discurso que lamentavelmente vemos em algumas comunidades religiosas...
E assim, em nosso complexo de onipotência, vamos ditando normas. Criamos uma retificação, um complemento para o versículo deixado por Deus, em Marcos 16-16. “Apenas quem crer, for batizado e fizer profissão de fé”... será salvo, ou melhor, será digno de entrar em nossa igreja!


*Rose Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário