sábado, 29 de maio de 2010

SEJA UM BOM VENDEDOR

Qualquer pessoa que administra o próprio negócio precisa entender de vendas. Ainda que sem desempenhar diretamente a função, empreendedores precisam saber como vender seus produtos ou serviços e como conquistar um número crescente de clientes, mesmo que seja para saber como orientar ou supervisionar seus vendedores. Mas como vender bem? O talento para as vendas é nato ou pode ser adquirido? O Instituto Denver, que oferece cursos técnicos à distância, selecionou as 10 principais características que todos os bons vendedores têm, e que podem ser desenvolvidas por quem quer vender mais e melhor. Veja a seguir.

1. Persistência- Vender requer uma boa dose de persistência. Os obstáculos são comuns, mas a forma como são ultrapassados determinam o nível de sucesso que poderá ser alcançado. As pessoas mais bem sucedidas nos negócios aprenderam a lidar com os obstáculos que se apresentaram e procuraram soluções. Persistiram e não desistiram.

2. Saber definir objetivos- Os melhores vendedores sabem o que querem conseguir e se planejam para alcançar seu objetivo. Eles definem os objetivos de uma forma específica e viável, de preferência com datas definidas. Eles visualizam o objetivo, determinam como será alcançado e executam as ações necessárias para alcançá-los.

3. Fazer as perguntas certas- Vendedores eficientes fazem perguntas aos clientes (atuais e futuros) para determinar a sua situação atual e as suas necessidades de compra. A melhor maneira de apresentar seus produtos ou serviços é descobrir os objetivos, preocupações e hesitações dos seus clientes. Assim, é possível discutir com mais objetividade as características e benefícios do produto que se adaptam melhor ao cliente.

4. Saber ouvir- Para vender bem é importante lembrar que os clientes vão informar tudo que você precisa saber se tiverem a oportunidade para falar. Bons vendedores sabem fazer perguntas e ouvir as respostas com atenção para identificar as verdadeiras necessidades do cliente.

5. Ser apaixonados pelo seu produto - Quem gosta da empresa e do produto que vende terá muito mais facilidade para convecer outra pessoa de que vale a pena comprar. Vendedores talentosos costumam mostrar orgulho ao falar sobre seus produtos ou serviços. Quanto mais entusiasta for, maiores as chances de sucesso.

6. Ser entusiasta- Bons vendedores têm uma atitude positiva e contagia com seu entusiasmo. Eles nunca falam negativamente sobre sua empresa ou negócio. Quando enfrentam situações negativas ou ruins eles focalizam nos pontos positivos.

7. Assumir responsabilidade pelos resultados- Quem sabe vender não se deixa abater pela responsabilidade das cotas, nem coloca a culpa nos problemas internos da empresa ou na economia. Ele sabe que é o seu trabalho que vai determinar os resultados, e faz o que for preciso para alcancá-los.

8. Trabalhar muito- Grandes vendedores procuram novos negócios e não ficam esperando que os negócios venham bater na sua porta. Começar a trabalhar cedo, fazer muitos telefonemas, contatar clientes em potencial; conversar com muita gente e fazer mais apresentações de vendas do que os colegas são algumas das atividades de quem é bom de venda.

9. Estar sempre em contato com os clientes - O contato constante ajuda a manter os clientes. Vendedores atentos usam vários artifícios para estar sempre em contato. Enviam mensagens de agradecimentos, de aniversário, avisos de promoções, etc. Enviam e-mail marketing e boletins informativos (newsletters). Estão sempre procurando novas formas de manter seu nome e o da sua empresa na mente da clientela.

10. Saber demonstrar o valor dos seus produtos e serviços- Nem sempre o preço é o único fator que motiva o cliente a escolher o seu produto ou serviço. Um bom vendedor sabe que o comprador bem informado baseia sua decisão no valor da proposta apresentada pelo vendedor, e não no preço. Saber como valorizar o seu produto para cada cliente ou comprador é fundamental para fechar o negócio.


Fonte:http://www.blogdosempreendedores.com.br/2010/05/24/conheca-as-10-caracteristicas-dos-bons-vendedores/#more-4352

Nenhum comentário:

Postar um comentário