O Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) atingiu um recorde em dezembro e alcançou 147,4 pontos, ou seja, uma alta de 5,5 pontos em relação a novembro e aumento de 19,4 pontos quando comparado a dezembro do ano passado. Este foi o maior índice desde 2006, quando a pesquisa passou a ser feita. Dos cinco índices, quatro registraram alta em relação a novembro, sendo que três índices atingiram mais de 150 pontos (satisfação financeira, expectativa de consumo e expectativa nacional), o que significa que os consumidores estão com excelente confiança na economia. O único que teve decréscimo em relação a novembro foi o de expectativa de emprego.
A pesquisa é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e mede as expectativas dos consumidores na economia. Se o ICCM atingir entre 125 e 150 pontos, significa confiança muito boa na economia. O índice varia de abaixo de 50 (crise total) a 150-200 (confiança positiva excelente).
Outra boa notícia da pesquisa é que aumentou o número de consumidores que declararam não possuir contas atrasadas: de 81,9% em novembro para 86,5% em dezembro.
Os consumidores também foram questionados sobre as expectativas para 2011 e 78,7% se disseram otimistas. No ano que vem, 24,1% pretendem poupar mais, 21,8% devem reformar a casa ou o apartamento, 13,6% pretendem comprar ou trocar de carro, 5,5% vão trocar ou comprar móveis e eletrodomésticos, 3,7% pretendem trocar ou comprar motocicletas e o restante tem outros projetos para o ano que vem. Dezesseis por cento dos maringaenses pretendem aumentar os gastos com consumo em 2011 e 21,7% aumentarão os gastos em virtude da alta de preços.
Ainda de acordo com o estudo 84,2% dos maringaenses aprovaram o desempenho da economia local neste ano, 86,8% ficaram satisfeitos com o emprego e 84,6% aprovaram a renda.
Assessoria de Imprensa – ACIM
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário