segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

TRATAMENTO DE CHOQUE

A utilização do equipamento não letal (taser) pela Guarda Municipal de Maringá foi aprovada por unanimidade pelos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada de Maringá (GGIM). A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, na sala de reuniões da prefeitura. No encontro participaram representantes do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, secretarias municipais, Guarda Municipal, Força Verde e de outras instituições que compõem o Gabinete.

De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Paulo Mantovani, o taser é um equipamento e não uma arma. “O equipamento não descarrega choque elétrico, mas sim ondas elétricas que imobilizam uma pessoa por cerca de cinco segundos. Tempo hábil para que o agente possa algemar quem estiver oferecendo risco. Depois o suspeito será encaminhado para a 9ª Subdivisão Policial. Não queremos entrar na área das polícias, mas oferecer suporte”, justificou Mantovani.

Para o presidente do Conseg Maringá, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, o equipamento será válido desde que haja treinamento e capacitação para sua utilização. “A capacidade para uma avaliação correta da situação é fundamental para a correta utilização do taser, já que, por exemplo, poderá ser possível imobilizar um cidadão de bem, que esteja transtornado e causando risco a ele ou a outra pessoa”, exemplifica Rodrigues.

Entre as pessoas que fizeram uso da palavra e opinaram sobre o assunto estava o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Paulo Sérgio Larson Carstens. Para o comandante, a preocupação deve estar centrada na sobrevivência das pessoas que trabalham na segurança pública.

Após a discussão, o assunto foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. O prefeito Sílvio Barros participou do encontro e afirmou que em sua gestão, tem buscado auxiliar e somar aos trabalhos das polícias. “Estamos tentando colaborar e ajudar as polícias, suprindo as necessidades que estiverem ao nosso alcance”, destacou o prefeito.



Pronasci

Ainda durante o encontro aconteceu uma palestra sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Esteve à frente da apresentação Letícia Kulaitis, membro do Comitê Pronasci do Paraná.

O GGIM está tentando firmar uma parceria com o Pronasci para a liberação de recursos voltados para a segurança pública.



Assessoria de Imprensa – Conseg

Nenhum comentário:

Postar um comentário