quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CONFIANÇA DO CONSUMIDOR

O número de consumidores que tem colocado as contas em dia tem crescido em Maringá. De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor de Maringá (ICCM), o percentual de famílias com contas em dia continua em ascensão e atingiu 90,8% em outubro. Em junho deste ano, 83,9% de consumidores não tinham contas atrasadas. “Este indicador demonstra uma alta capacidade de endividamento nos próximos meses”, comenta o coordenador da pesquisa, Joilson Dias.
O número de pessoas com contas em atraso acima de três meses também caiu para 3,3% - uma queda de 1% em relação a setembro. E o índice de pessoas com restrição ao crédito caiu ao menor nível do ano. “A crise começou a reduzir seus impactos nas famílias e a oferecer menor risco de inadimplência”, avalia Dias.
O ICCM segue em alta, assim como apontado em pesquisas em nível nacional. Em relação a setembro, o índice subiu 2,4 pontos, chegando a 126,4, o que indica uma expectativa positiva para os próximos três meses.
De acordo com o coordenador da pesquisa, esta alta foi puxada principalmente pelas expectativas de emprego, renda e da economia nacional, que registram crescimento.
O Índice de Expectativa de Emprego aumentou 7,06 pontos em relação a setembro, atingindo 119,6, contra 112,6 pontos em setembro. O Índice de Expectativa Nacional também melhorou em relação ao mês anterior, atingindo 1118,7 – em agosto foi de 114,6 pontos. Já o Índice de Expectativa de Renda é o segundo melhor do ano, com 125,2 pontos. O estudo toma por base 100 pontos, que indica que a confiança do consumidor está neutra. Quando a pesquisa aponta entre 100 e 125 pontos, indica confiança positiva moderada-boa; entre 125 e 150, confiança positiva muito boa; entre 150 e 200, confiança positiva excelente; entre 75 e 100, desconfiança, prenúncio de desaceleração; entre 50 e 75, desconfiança total e recessão.
A pesquisa é realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Assessoria de Imprensa – ACIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário