quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR

Se todos soubessem que na vida da gente temos uma missão! Se todos nós entendessemos que temos um plano pra cumprir aqui, tarefas a serem realizadas por nós, apenas nós, então as coisas seriam diferentes. Seríamos mais centrados, mais felizes e mais amáveis. Seríamos mais misericordiosos, seríamos mais amorosos, seríamos mais caridosos. Seríamos mais atenciosos com os mínimos detalhes. Fazendo parte efetiva e integrante de um plano muito maior do Arquiteto Supremo, o Deus Vivo, iríamos entender que nada acontece por acaso. Entenderíamos que uma simples profissão não é simples. É antes de tudo, parte desse plano grandioso que se chama Vida! Saberíamos que o trabalho que desempenhamos aqui na Terra é antes de tudo, uma missão! Óh! Que maravilha entender que Deus nos escolheu para fazermos parte desse projeto que é a Vida. E ensinar é antes de tudo, um dom de Deus, uma missão. Se as pessoas soubessem que educar é uma missão, que leva os indivíduos à luz do conhecimento, que os tira da escuridão da ignorância e que acima de tudo lhes abre as portas para um novo mundo, uma leitura de mundo impossível até aquele momento!!!!Quando o aluno é alfabetizado, quando a pessoa passa a identirficar códigos que se traduzem em um novo contingente de possibilidades, quando abrem-se as portas da alfabeteização, um novo estágio ocorre na vida das pessoas. Quando alguém sai do analfabetismo digital e passa a vislumbrar novos signos e descobre uma realidade virtual, mas tão real quanto a vida secular, o indivíduo rompe fronteiras e como ser humano se descobre capaz!!! Ensinar não tem preço. Seja quem alfabetiza, seja quem trabalha nas escolas do ensino fundamental ou colegial, seja lá qual estágio for. O abrir portas, descortinar conceitos, facilitar ou ajudar o ser humano a conduzir-se ao saber, ao conhecimento, seja como for, educar ou ensinar é uma missão libertadora!!! Conhecer é poder!
Que nesse dia dos professores todos nós possamos compreender o valor dessa missão. Que nesse dia todos os professores possam compreender também que o que eles fazem não é um trabalho apenas, é uma sagrada missão.
Enfrentando desafios, sofrendo com alunos destemperados e muitas vezes nada respeitosos, com pais complicados, com salários depreciativos, com os obstáculos naturais de todas as provações profissionais diárias e pressões pessoais que os professores possam hoje parar pra respirar, entender que o que fazem podem não ter o reconhecimento que mereciam ter, mas aos olhos de Deus, eles podem estar certos, que seu trabalho e dedicação não são menores e nem menos prezados. Mas são vistos, nos mínimos gestos... No sorriso que dão pra animar o aluno cansado, naquela prova oral, que num dado momento sua audição teve um lapso de segundos, na piscadela lançada pra aquela aluna que a vê como um exemplo e sempre aguarda a quarta aula pra trocar idéias com você, naquela tarefa cobrada com extremo rigor para sedimentar um conteúdo, na piada nada engraçada, mas que riu, só pra não perder a amizade ou no conselho pedido, traduzido em palavras temerosas na redação de português e respondido na correção, feita a lápis... Dizendo ao aluno que "não se preocupe... essas crises existenciais vão passar. É só ter fé!". Professor, Deus que tudo vê sabe do seu valor! Continue fazendo o seu melhor, sabendo que Deus te compensará, sabendo que seu trabalho não é só um trabalho de homens, é uma missão divina, que faz parte do projeto soberano de Deus: a Vida!
"E assim, Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” Colossenses 3:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário