terça-feira, 28 de setembro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS

Nos próximos dias, pais e mães vão sair às compras para o dia das Crianças. Não importa se o objetivo é comprar um presente caro ou apenas uma lembrancinha, a Abradac (Associação Brasileira de Defesa e Apoio ao Consumidor) faz um alerta: pesquisem muito os preços antes de decidir, mas não comprem brinquedos piratas. Para a entidade, muitos pais, deixam a compra para a última hora e compram na primeira loja que entram. Outros, sem informação, acabam optando por brinquedos vendidos por ambulantes, pois consideram o preço vantajoso. Não sabem que colocam em risco a saúde e a segurança dos filhos.



Veja as dicas da Abradac para quem vai às compras nestes dias que antecedem o dia das Crianças:



1 - Na hora de comprar um brinquedo, observe se as instruções são claras, objetivas e contam com ilustrações para facilitar o entendimento. Produtos importados devem trazer as mesmas informações exigidas para os nacionais, em português, bem como as marcas do Inmetro e do organismo de certificação. Vale lembrar que as opções comercializadas por ambulantes geralmente não estão de acordo com as normas de qualidade e segurança.



2 - Teste se o brinquedo e suas peças são muito pequenos para quem tem até 3 anos. Basta colocá-los em um tubinho usado pelos antigos filmes de máquina fotográfica, que possui diâmetro aproximado ao da garganta dos pequenos. Se o objeto couber, descarte-o, porque oferece chances de acidente.



3 - Quando selecionar os brinquedos, considere a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança.



4 - Inspecione os brinquedos regularmente à procura de danos e potenciais riscos, como pontas afiadas e arestas. Caso haja problemas, conserte-os imediatamente ou mantenha os produtos fora do alcance da criança.



5 - Risque da lista brinquedos aqueles com pontas e bordas afiadas, que produzem sons altos ou que apresentem projéteis, como dardos e flechas.



6 - As baterias e pilhas contêm conteúdo corrosivo e podem causar sérios danos ao tubo digestivo (quando ingeridas) ou sufocação (quando aspiradas). Portanto, brinquedos que necessitam delas são destinados para maiores de 8 anos.



7 - Quando comprar para seu filho com bicicletas, patins, patinetes e skates, não esqueça também dos equipamentos de segurança necessários (capacete, joelheira, cotoveleira, luvas e buzina).

http://www.egom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário