terça-feira, 21 de setembro de 2010

MINHA MÃEZINHA

"Honra teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento como promessa), para que te vás bem, e sejas de longa vida sobre a terra." Ef 6: 2-3


Minha mãezinha fez 80 anos domingo passado. Não deu pra por a foto antes, mas a nossa homenagem é diária. Eu sei que tudo o que eu fizer por ela e pelo meu pai é pouco. E assim, sempre tento fazer o possível para que ela e ele sejam felizes nos últimos anos que têm sobre essa terra.
Menina ainda, uma criancinha,ela perdeu a mãe com 8 anos de idade. Tinha apenas dois irmãos. O pai casou-se depois, com uma senhora que tinha vários filhos.
Foi criada por madrasta. Sofrida. Infância, puberdade e adolescência sofridíssima -  infância relegada, vida dura! Era colocada pra trabalhar na roça com os dois irmãos - de sol a sol. Os dois faziam tudo que podiam por ela - repartiam a comida, o pão escasso para que a caçulinha não passasse tanta fome.
A cama dela (embora a casa na fazenda tivesse vários quartos)  e dos irmãos era num lugar cheio de cereais e percevejos. Eram esquecidos...
Sofreu muito... sem o calor da mãe, o colo da mãe... sem a atenção e o carinho que merecia!
Anos depois, ela superou a condição de semi-analfabeta... Não pôde frequentar a escola. apenas foi alfabetizada. Logo foi mandada pro trabalho na roça. Ela ia na escola toda feliz, no frio das manhãs do Rio Grande do Sul. Com um tamanquinho de madeira, ela escorregava no gelo, como um esqui, e se divertia com os dedinhos roxos e quase dormentes pelo frio... Época de invernos rigorosos no sul...
Então, ela superou tudo. Deixou para trás uma infãncia das mais sofridas. Um irmão morreu. O outro, sumiu no mundo, assim que pôde se afastar da vida injusta que levava.
Ela veio ao Paraná. Trabalhou depois como doméstica, vendedora e consultora da Avon.
Foi um sucesso!  Foi empregada doméstica em casa de parentes. Depois, com quase 40 anos casou-se com meu pai.
Filha de alemães, conservava o brio e o caráter, da criação e da tradição alemã, rigorosa e restrita. Honestíssima, trabalhadora, muito ajudou meu pai. Trabalhava incansavelmente. Mulher forte!
Cozinhava como ninguém! Mão boa pra cozinha e pra plantas. Tudo o que cozinhava - doces e salgados era delicioso! E tudo o que plantava, florescia!!!!!
Mão boa, coração sofrido, rija têmpera, verve inabalável, caráter indubitável. Apesar de todas as dificuldades, nos ensinou a sermos honestas. Seu exemplo de mulher bravia, de fibra, ainda inspira a toda nossa família!
Mãezinha, que esses 80 anos, o dobro exato de minha idade, sejam multiplicados e que possamos ver ainda a glória de Deus em nossas vidas, a justiça e a benção do Senhor em nossa geração!
Deus a abençoe!!!! E que Deus me presenteie com sua vida ao nosso lado por muitos e muitos  anos ainda!

Um comentário:

  1. Minha lindinha, seus papais são uns felizardos de ter uma filha como vc, prestativa carinhosa preocupada,zelosa.
    Deus te conserva todas as benções em sua vida.Seu amigo Di

    ResponderExcluir