sábado, 18 de setembro de 2010

A SUA VIDA TEM UM PREÇO?

Fico pensando quando o estender a mão é algo que tem um preço. Hoje, tudo na vida tem preço. Bondade desinteressada é algo que não se vê muito. Isso é triste. Parece que somos movidos a interesse. E dizer que não, é fácil, tirar de si essa acusação é comum, mas a grande verdade é que quase todos nós, em quase todos os relacionamentos da vida, visamos sempre o interesse, a vantagem que se pode tirar da situação.
É certo que ninguém trabalha por hobby, mas será que do nosso trabalho não podemos tirar um pouquinho para nos doarmos? A saúde pública é um caos em Maringá. Minha mãe precisou de um cardiologista pra urgência, digamos que num prazo de 48 horas no máximo. Conclusão- somente pra uma semana depois haveria consulta. Se não fosse o desapego e a solidariedade do Dr. Rogério Gaspar e sua esposa Liliany Gaspar, ela poderia enfartar. Amanhã, ela completas 80 anos. Foi gentilmente assistida pelo cardiologista que deixou sua casa e seus afazeres para atendê-la sem receber nada por isso. Mas e quantas e quantas pessoas não tem a quem recorrer, apenas ao Sistema ùnico de Saúde? E, obrigadas a entrar na fila. sofrem com o sistema. Isso quando têm sorte! Quando dão azar, morrem na fila. Sem entrar no mérito da máquina pública e administraiva, cada médico e um profissional que trabalha com vidas. Um pouco de dedicação que não vise apenas o lucro, talvez não o deixe mais pobre e o faça sentir-se melhor como ser humano. Todo profissionalpode se doar um pouco. Não vamos nunca substituir a ação pública, e fazer o que o governo deveria fazer, nem é certo issso. Mas, ser ético, solidário e estender a mão ao próximo, é algo que todo ser humano pode fazer. Isso só o engrandece.
Uma vez fui ao Hospital Municipal. Minha filha acidentou-se. Um verdadeiro fiasco.
Outra vez, meu finado marido precisava fazer uma cirurgia de emergência - do coração!. Mandaram com que ele esperasse, na lista, para quando surgisse vaga! Ele morreu.
São tantas as falhas do sistema que é de se estarrecer.
Eu, felizmente, tenho amigos e como não tenho dinheiro, ás vezes, ponho a boca no mundo e peço ajuda. Não tenho vergonha de pedir!  E as coisas acontecem. Mas quantas pessoas simples, idosas, sem dinheiro e sem informação morrem por não terem um atendimento decente, que faça juz a condição de cidadãos e contribuintes que somos!
Quem trabalha na Saúde ás vezes precisa entender que o trabalho  é também  uma missão. Quanto mais o profissional de saúde - ele lida com vidas. E a vida não tem cartão de crédito, não conhece cheque nem status.  A VIDA NÃO TEM PREÇO.


AGRADEÇO  AOS MÉDICOS DR. MANOEL ÁLVARES SOBRINHO  E  DR.ROGÉRIO GASPAR, PELOS CUIDADOS COM MINHA MÃEZINHA, QUE PASSOU MUITO MAL E FOI  ATENDIDA DURANTE ESSA SEMANA  POR ELES, QUE HONRAM SEUS DIPLOMAS DE MÉDICOS E O JURAMENTO QUE FIZERAM AO SE FORMAR,  NÃO SE NEGANDO A ESTENDER A MÃO  AO DOENTE, TENDO ELE DINHEIRO OU NÃO, SENDO RICO OU POBRE. MUITO OBRIGADA!  PESSOAS COMO VOCÊS FAZEM DO MUNDO  UM LUGAR MELHOR!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário