sábado, 16 de outubro de 2010

ADIANTAR RELÓGIOS À MEIA-NOITE!

O Horário de Verão 2010/2011 começa a partir de 0h deste domingo (17). Isso significa que as pessoas que moram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora. O fim do Horário de Verão terminará à zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011.

O ano de 2010 é o segundo em que o horário de verão começa conforme um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. De acordo com esse decreto, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro. A previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) é que haja uma redução entre 4% e 5% na demanda no horário de pico, cerca de 2 mil MW. No Sudeste e Centro-Oeste, a redução na demanda deve chegar a 1.790 MW, o que equivale a uma cidade com 5 milhões de habitantes. Já na região Sul, a estimativa de redução é de 528 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.
O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN).
O horário de verão é um assunto bastante polêmico, sendo tormento para uns e alívio para outros. O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp, garante que o país não corre o menor risco de apagão, mas não descarta possíveis blecautes.



fonte- portalcaparao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário