terça-feira, 19 de outubro de 2010

BIBLIOTECA EM BRAILE

Maringá passa a contar com uma Biblioteca Braile. A inauguração será na próxima quinta-feira (21), às 9 horas, na sede da Associação de Deficientes Visuais de Maringá (Adevimar). A criação da biblioteca é uma iniciativa do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e Associação Maringaense dos Amigos do CAP (Amacap), do Núcleo Regional de Educação e da Adevimar, tendo o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) como parceiro.


Ao todos são 174 títulos, sendo livros de literatura, religiosos e didáticos. Alguns livros foram produzidos através do projeto Visão de Liberdade, outros foram doações. A biblioteca será na sede da Adevimar e deverá funcionar de segunda a sexta-feira, com horário a ser definido.

Junto com a inauguração, o Conseg irá realizar a entrega de aparelhos MP4 para crianças com deficiência visual. Com o aparelho, as crianças poderão ouvir as histórias dos livros falados, que são produzidos através do projeto Visão de Liberdade. Os MP4s foram doados pela Receita Federal.



O projeto

Através do Visão de Liberdade, 16 presos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) produzem materiais de apoio para os deficientes visuais, como livros em braile e livros falados. Os internos trabalham seis horas por dia na produção dos materiais. Desde o início do projeto, foram produzidos mais de sete mil materiais didáticos adaptados, sendo que o projeto conta com aproximadamente cem títulos já digitados em braile, que podem ser impressos sempre que solicitados.

Já os livros falados demandam mais tempo na produção: de dois a três meses para serem totalmente concluídos. O diferencial do material produzido são as vozes e a sonoplastia, que dão finalização mais dinâmica aos áudios. De cada livro falado são feitas 150 cópias, que são distribuídas para os Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às pessoas com Deficiência Visual (CAPs) de todo Brasil e para a Biblioteca Nacional de Lisboa, em Portugal.



Serviço

A sede da Adevimar fica na rua Jacó do Bandolim, 253, Jardim América, Maringá.



Assessoria de Imprensa – Conseg

Nenhum comentário:

Postar um comentário