quinta-feira, 21 de outubro de 2010

GABRIEL - O PENSADOR

Com a participação do cantor Gabriel o Pensador, acontece em Maringá no próximo domingo o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento é organizado pela Pastoral da Juventude para comemorar a data e reivindicar direitos dos jovens. A programação terá início às 13h30 na praça da paróquia São José Operário, na Vila Operária.




Após a mística de abertura, o arcebispo metropolitano de Maringá, Dom Anuar Battisti, vai presidir uma celebração eucarística. Em seguida, animado por um trio elétrico, o público fará uma caminhada pela paz até a praça do antigo aeroporto de Maringá. No local haverá show com a banda Tropa de Elite e palestra-show com o cantor Gabriel O Pensador.



Coletiva

No sábado, às 9h da manhã, o cantor vai conceder uma entrevista coletiva para a imprensa no conjunto Requião. Ele vai conhecer o Ceducarte, um projeto social organizado pela comunidade e mantido com a doação de empresários, que atende cerca de 300 crianças, adolescentes e jovens da periferia de Maringá com oficinas de educação, cultura e artes e cursinho pré-vestibular. O Ceducarte fica na Praça Miguel de Oliveira, s/n, esquina com a Avenida Franklin Roosevelt.



História

O Dia Nacional da Juventude começou após a ONU decretar 1985 como Ano Internacional da Juventude. Deste então, acontece em todo o país e cada diocese tem a sua maneira particular de organizar a atividade.



Além de evangelizar e comemorar o dia dedicado aos jovens, o DNJ pretende ajudar na reflexão sobre a situação da juventude na sociedade, buscando fomentar valores e ações que promovam a paz e ofereçam condições adequadas para o desenvolvimento humano.



Neste ano, o tema, DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história, comemora o jubileu de prata do evento. Já o lema,Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência, destaca a situação dos jovens no Brasil, apontados por vários estudos e pesquisas como as principais vítimas da violência.



Números

De acordo com as estatísticas, homens com idade entre 15 e 24 anos, negros e pobres são as maiores vítimas de violência no Brasil. Com uma taxa de até 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens, o Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás de Colômbia e Venezuela. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado pelo Instituto Sangari, com base em dados coletados entre os anos de 1997 e 2007.



Segundo relatório da Ritla - Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio. Um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes e jovens brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.



Relatório da ONU publicado em 2006 revela que em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos assassinados no Brasil, sete são negros. Mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha.



Dia Nacional da Juventude

Data: Domingo, 24 de outubro

Horário: das 13h30 às 20h

Abertura: Praça da Paróquia São José Operário, Vila Operária

Encerramento: Praça do antigo aeroporto de Maringá



Programação

13h30 Concentração

14h Mística de abertura

15h Santa Missa com Dom Anuar Battisti

16h Caminhada pela Paz, Trio Elétrico, Max Acústico

18h Banda Tropa de Elite

19h Gabriel O Pensador

20h Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário