sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ASSINDI PODE FECHAR

A Associação Indigenista de Maringá - ASSINDI corre risco de fechar atendimento aos indígenas







Num misto de celebração e tristeza a presidente da ASSINDI, Sra. Darcy Dias de Souza, recebeu parte do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, conquistado pelos jovens jornalistas Everton Barbosa e Fábio Guillen. Na ocasião a presidente anunciou à imprensa local que, por falta de recursos para manter um pequeno quadro administrativo, que hoje a instituição exige bem como recursos para manutenção de outras despesas básicas, não vê outro caminho a não ser o fechamento da ASSINDI. A entidade abriga estudantes vindos das aldeias da região para estudar na UEM, bem como artesãos: homens, mulheres e crianças que vêm à Maringá vender os cestos, principal fonte de renda das aldeias do Norte do Paraná.




Ao entregar parte (dois mil reais) do Prêmio, os jovens jornalistas Everton Barbosa e Fábio Guillen salientaram o espanto de jornalistas de todo país ao saberem dessa iniciativa que, ao que parece, só existe em Maringá. “Quando ficaram sabendo da ASSINDI, algumas das principais redes de comunicação se mostraram interessadas em vir à Maringá para conhecer essa iniciativa inédita. Qual foi nossa surpresa ao retornarmos e descobrimos que por falta de apoio público e comunitário tudo isso pode se dissolver como fumaça no ar. Não é justo, por isso, resolvemos doar parte do nosso prêmio. Mas não é só isso, queremos influenciar na mobilização. Se houver comprometimento certamente esse quadro será revertido”.



Junto com Dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá, Dom Erwin Kräutler, conhecido como Bispo dos índios, Prêmio Nobel alternativo2010, devido a sua luta incansável em defesa da causa indígena na região do alto Xingu, mostrou-se indignado com a possibilidade do fechamento da ASSINDI:

“O que vejo aqui é um trabalho maravilhoso, nascido de esforços da comunidade local e internacional. O que falta é uma contrapartida do Estado (governos municipais e estaduais) para manter o que foi construído. Até aqui a comunidade civil de Maringá fez o trabalho que o Estado não fez e pouco faz pelo Brasil por nossos irmãos e irmãs indígenas. Espero receber notícias que a ASSINDI receberá toda a ajuda necessária. É inaceitável que isso tudo se perca pela pura e simples falta de vontade política. Porque dinheiro público, vindo das mais altas taxas de impostos do mundo, existe. Ou seja, só falta vontade política. Pretendo acompanhar esse caso de perto.”
.
Visite o site da ASSINDI - http://www.assindi.org.br/

Veja vídeo sobre essa matéria - http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2010/10/indios-universitarios-podem-ter-que-deixar-de-estudar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário