sexta-feira, 11 de junho de 2010

COPA AQUECE COMÉRCIO

A demanda por produtos da Copa do Mundo está concentrada em confecções e televisores. É o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor de Maringá (ICCM), de maio, pesquisa realizada mensalmente pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e que incluiu um questionário específico sobre a Copa. Na pesquisa foram entrevistados 539 consumidores.De acordo com a pesquisa, 10,4% dos entrevistados pretendem comprar algum produto relacionado à Copa do Mundo. Destes, 50,9% pensam em adquirir roupas e outros 35,8%, televisão. “Nos surpreendeu o tamanho da demanda por televisores com valores acima de R$ 4 mil. Isto significa que os consumidores das classes A e B1 estão buscando televisores de alta tecnologia neste início de Copa do Mundo”, comenta o economista e coordenador da pesquisa, Joilson Dias. Segundo o estudo, a demanda por imóveis continua, já que 10% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar um imóvel. E destes, 40% pretendem adquirir imóveis entre R$ 100 mil e R$ 150 mil.Já o ICCM de maio permaneceu estável com 130,3 pontos, indicando uma confiança muito boa dos consumidores na economia. O índice que teve maior crescimento foi de expectativa de renda, com alta de 8,5% em relação ao mês anterior, enquanto nos meses anteriores o índice que teve maior alta foi o de satisfação financeira. O ICCM é composto por cinco índices: satisfação financeira, expectativa de renda, expectativa de consumo, expectativa de emprego e expectativa nacional.O estudo toma por base 100 pontos, que indica que a confiança do consumidor está neutra. Quando a pesquisa aponta entre 100 e 125 pontos, indica confiança positiva moderada-boa; entre 125 e 150, confiança positiva muito boa; entre 150 e 200, confiança positiva excelente; entre 75 e 100, desconfiança, prenúncio de desaceleração; entre 50 e 75, desconfiança total e recessão.

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