quinta-feira, 3 de junho de 2010

MEUS 40 ANOS


Quem convencionou as marcas do tempo? Como medir a idade, o tempo de vida, o tempo de validade que todos nós temos? Chegando aos 40 anos, vejo que 40 não é o mesmo para todos... Alguns podem ter 20 e aparentarem 30. Outras pessoas podem ter 50 e vigor de 30, ou 20 anos e o desalento de uma pessoa de 60 (e quem disse que uma pessoa de 60 é ou tem que ser desalentada?). Me perdoem os sexagenários!
A idade cronológica não tem muito a ver com idade fisiológica nem com a idade psicológica ou biológica. E graças a Deus!!!! Afinal de contas, hoje, com 40, me sinto com 20 anos! Cheia de vida, de vigor, de vontade, de sonhos, de força e energia!
Porém, agora, inegavelmente mais madura. Pés no chão o bastante para saber quando meu coração quer dominar minha mente (coisa que acontecia sempre)! É que eu sofria de “mal de mulher romântica” e “mal de mulher que ama demais”. Mas o amar demais é prosa pra outra hora!
Agora, tenho a paciência que antes eu não tinha. A capacidade de esperar em Deus e confiar que Ele faz tudo aquilo que eu não posso fazer. Sei que não estamos sozinhos. Tenho a humildade para entender que Deus trabalha nos meus limites e quando minhas forças acabam e aparecem minhas fraquezas Ele começa a mostrar Sua força! Ah! E isso é tão reconfortante! Saber que não estou sozinha! E que Deus trabalha nas minhas limitações! E que posso esperar nEle, pois é dEle que vem minhas forças! E que nessas horas de desespero, Ele age, faz meu coração aquietar e me faz saber que Ele É!! Que Ele é Deus em minha vida!!!!!
Descobri que não existem príncipes em cavalos brancos, amor em uma cabana nem papai Noel. Aprendi que existem pessoas boas e más (infelizmente a turma do mal é maior) mas sei também que “agindo Deus quem impedirá?”
Hoje sei que a Lei da Semeadura é uma verdade: da incerteza do amanhã colheremos o que semearmos hoje. Mas aprendi também que “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” e que há males que vêm pra bem sim! E que:

“Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são.” 1º Coríntios 1
Assim, com 40 sei que tenho a perspectiva de vida de uma pessoa de 20. Porém com mais bagagem do que eu tinha antes. Não posso dizer que aprendi a ser maliciosa, que deixei de acreditar nas pessoas e que fiquei a garota mais esperta do mundo! Infelizmente ou felizmente ainda sou muito coração, acredito nas coisas boas e no ser humano. Continuo a ser a mesma na essência. Porém, com um diferencial – ganhei um radar que fica piscando e sinalizando quando encontra uma mentira pela frente, que insiste em se insinuar como verdade e que tenta por toda lei criar uma situação capciosa.
Daí, o radar entra em ação! Começa a pular e ulular como sirene de ambulância em minha cabeça até eu tomar prumo de novo. E quando aquela antiga fraqueza tenta se aproximar de novo, como uma recaída às minhas carências de origem, como um sussurro viciante e sedutor, cantando - me engana que eu gosto! – prontamente soa o alarme, que não me deixa enganar.
Pego então minha carência e minha ingênua e boa fé, enfio junto com a viola no saco e parto pra outra! Ponho as barbas de molho como diz meu pai e “vambora”!
Apesar do 40 me sinto com 20, sem exageros! E quem pode provar (me desculpem os cientistas, pois esse é um rascunho literário) que idade dá experiência ou mede a capacidade vital do ser humano? E quem pode alegar que é o avanço da idade que determina a sabedoria da pessoa?
Acho que a idade é uma mera convenção formalizada pelo homem e que não tem nada a ver com a história pessoal de cada indivíduo. E mais: o passar dos anos não nos torna necessariamente mais sábios nem melhores. Existem pessoas que não se abrem para crescer. Pois só crescemos se quisermos evoluir com a vida. E enquanto estamos em idade de crescimento, evoluindo, estamos vivendo e nos desenvolvendo, ficando cada dia mais fortes, mais sábios, mais experientes, mais belos e mais vigorosos!
No auge dos meus 40 anos posso dizer uma coisa: estou apenas começando a crescer! Ainda nem desabrochei!! E tudo que o que passei, foi adubo; serviu como preparação para me fazer desabrochar uma flor resistente, alegre e profícua!



*Rose Leonel
Maringá, 4 de junho de 1.970.



5 comentários:

  1. Parabéns garotinha.
    Que essa paz em Deus lhe traga bastante frutos bons e vindouros.
    Continue sempres essa pessoa, bonita por fora e linda em sua essência.
    Parabéns Rose!

    ResponderExcluir
  2. "A SABEDORIA NÃO É UMA SEGREGAÇÃO DA VELHICE,POIS HÁ VELHOS QUE MORREM INEPERIENTES E JOVENS QUE NACEM PERITOS" autor desconhecido.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Gente, muito obrigada! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Você fez 40? Não parece. Pensei até que fosse mais nova que eu. Hhehehhehehhee...
    Linda, para ti, desejo muita paz, amor e sucesso sempre!

    Um abraço do Sansão.

    ResponderExcluir